Descrição do projeto

O projeto eTwinning "Respect in the cyberspace: Learning about respect and teaching it forward" é um projeto multicultural de sensibilização que visa capacitar os alunos a beneficiar dos aspectos positivos da Internet e das tecnologias móveis, prevenindo-os para os riscos potenciais ao interagir no ciberespaço. Questões como o respeito, a protecção de dados pessoais, a privacidade, o aliciamento em linha, o cyberbullying, os direitos autorais, o spam eletrônico, entre outros foram abordados e estudados através de uma variedade de atividades e projetos colaborativos de micro-investigação realizados colaborativamente por alunos e professores organizados em grupos cooperativos eTwinning  da Grécia, Polónia, República Checa, Sri Lanka, Palestina e Portugal. Quatro atividades colaborativas foram organizadas para preparar os alunos para os seus projetos, que resultaram numa coleção de pequenas histórias criativas, a publicação de um livro online de poesia, um quiz interativo, vídeos e um debate online. Além disso, foram desenvolvidos dez micro-projectos diferentes. Os participantes organizaram um fórum de discussão, exposições e conferências em suas escolas dirigidas a outros alunos e pais, a fim de divulgar os resultados do projeto e ensinar uns aos outros o que aprenderam. O projeto foi desenvolvido,no Clube Europeu e nas aulas do Agrupamento e nas aulas de Inglês do 10ºano. O projeto culminou  na publicação de vários produtos finais criativos e de materiais pedagógicos e num workshope exposição que foram dinamizados nos dias abertos. As atividades foram planificadas para um plano de ação redigido no quadro de uma formação de formadores do programa Pestalozzi de Formação de Formadores em Educação do Conselho da Europa.

Destaca-se o carácter colaborativo, o envolvimento da comunidade escolar nas diferentes atividades desenvolvidas, a melhoria das aprendizagens e a criatividade dos produtos finais.

Objetivos do projeto:

Consciencializar os alunos para os benefícios e os perigos da Internet;
Potenciar o desenvolvimento de atitudes de respeito nos espaços social virtuais;
Promover uma utilização responsável da Internet;
Proporcionar oportunidades de utilização da língua inglesa em situações autênticas de comunicação para a comunicação intercultural;
Promover o desenvolvimento da competência de comunicação intercultural;
Fomentar a melhoria das aprendizagens dos alunos.